Bolsa-livro
Eu vi a moda das bolsas-livro em vários blogs gringos e resolvi testar a ideia e fazer um passo-a-passo. Eu achei estes capa duras do Circulo do Livro (quem lembra dos catálogos que chegavam pelo correio ?) num sebo a preço de banana, não de livro. Então, antes que alguém venha me gongar por vandalizar os pobres livros, aviso que as páginas estavam já bem deterioradas por isso não tive dó nem cerimônia em arrancá-las para aproveitar só a capas :).
Imagino que este projeto não seja unanimidade entre as crafters mais tradicionais mas eu que tenho uma queda por objetos inusitados, aprovei. E pensando bem, a bolsa-livro pode ter outras utilidades, pode virar um item ‘puxador de conversa’. As pessoas podem soltar um “uau, que legal” ou “puxa, que diferente” (diferente, neste caso = estranho, bizarro, legal#NOT). Quando sair com a minha bolsa-livro na rua conto quais foram as reações :).
Se alguém se empolgou, vou mostrar como fiz o modelo ‘livro clutch’. Não vou mentir, deu um certo trabalho fazer a primeira bolsa (principalmente na hora de colar o forro, quase arranquei os cabelos, argh!) mas na hora de fazer a segunda já estava bem craque e a produção fluiu bem.
Usei um livro capa dura antigo, retalho de tecido de algodão (40 cm), estilete (para arrancar as páginas), máquina de costura, papel, lápis, tesoura, cola branca tipo PVA (vale Cascorez, Acrilex, etc), pincel chato, botão e elástico de cabelo.
RETIRADA DO MIOLO E MOLDES
Retire todo o miolo do livro com ajuda de um estilete. Dependendo da encadernação e do estado do livro, vão ficar pedaços. Tenha paciência, o que não der pra cortar pode ser arrancando com a mão.
Risque o molde da lateral da bolsa posicionando o livro aberto em mais ou menos um ângulo de 40 graus por cima da folha de papel. Contorne com lápis, formando um triângulo com a ponta achatada. Recorte em volta deixando uma margem de 0.5 cm. Dobre ao meio para marcar e corte, dividindo o triângulo em 2 partes.
CORTE DO TECIDO PARA O FORRO
Usando os moldes de papel, corte o tecido deixando 0.5 cm de margem na parte interna. Faça 4 triângulos, 2 de cada molde. Recorte também dois triângulos inteiros, com os dois triângulos juntos.
Coloque o livro aberto sobre o tecido e corte um retângulo deixando 0.5 cm de margem de costura.
Estes são os cortes de tecido necessários para o forro: 1 retângulo grande, 2 triângulos pequenos (lado direito) 2 triângulos pequenos (lado esquerdo) e 2 triângulos grandes.
COSTURA DAS LATERAIS DO FORRO
Costure as metades dos triângulos pequenos unindo-os pelo centro. Posicione-os face a face com o triângulo maior. Se quiser, alinhave.
Costure à máquina com 05. cm de margem e deixando um espaço aberto na ponta para virar a peça. Repita o mesmo processo com os 3 cortes de tecido restantes. Vire as peças com a ajuda de um lápis ou objeto comprido, acertando bem os cantos. Ao final, você terá estes dois triângulos com tecido dos dois lados e as pontas abertas.
COLAGEM DO FORRO
Despeje cola num pratinho. Com ajuda do pincel chato, comece colando o retângulo de tecido na capa interna do livro. Depois passe uma tira cola na lateral de um dos triângulos de tecido e posicione bem próximo à lateral da capa. Espere secar um pouco para prosseguir com a colagem.
Passe uma outra tira de cola agora na parte interna do triângulo e cole o retângulo de tecido por cima, dobrando 0.5 cm de margem. Eu aprendi na marra que: com pouca cola não vai grudar e com muita cola vai lambuzar todo o tecido. Repita o mesmo processo na outra lateral do triângulo.
Você vai precisar colocar em ação o seu lado crafty zen nesta hora. Deixe secar um pouco entre uma etapa e outra. Repita toda a colagem com o outro triângulo de tecido para colar a outra lateral da bolsa. Respire fundo, não é fácil mas é possível, eu consegui!
Esqueci de mostrar que se o seu livro for muito antigo pode ser necessário pintar com canetinha da mesma cor os cantinhos arranhados. Terminada a colagem, passe uma demão de cola PVA em toda a capa. Isso vai ajudar a selar o papelão e impremeabilizar a bolsa.
Para o fecho eu usei um botão tipo ‘pino’e um elástico de cabelo. Primeiro, fure a capa com um objeto pontudo. Este que usei é próprio para fazer bonecos, se não tiver um, improvise.
Passei uma linha no botão, enfiei no furo da capa e amarrei um fecho de bijuteria tipo pino no lado de dentro. Se não tiver fecho, substitua por um botão pequeno, o resultado é o mesmo.
Furei a capa de trás e passei o elástico de cabelo por dentro.
O acabamento do fecho fica assim. Nada mal, né ?
Uma outra opção para fecho seria colar nas capas duas tirinhas de tecido com velcro nas pontas. Dá para usar o mesmo tecido do forro para fazer as tiras.
Olha aí o meu livro clutch prontinho. Circulo do Livro é tendência por aqui.
Pra quem não curte bolsa de mão (definitivamente não é a coisa mais prática do mundo) também dá pra fazer uma bolsa-livro de alcinha, para usar a tiracolo.
Eu fiz e ficou bem legal. Coloquei ganchos de tecido e uma corrente grossa de metal. Será que Chanel aprovaria ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário